Novo modelo marca a estreia do motor turbo, câmbio automático de 10 velocidades e da tecnologia Honda Sensing, ao preço de R$ 198.500,00.

São Paulo – SP

Apresentado em novembro no Salão do Automóvel de São Paulo, a 10ª geração do Accord está em uma nova plataforma mais baixa e larga, e com uma estrutura mais leve e rígida.

DESIGN
A dianteira é destacada pela grade com uma asa cromada posicionada acima da entrada de ar, acompanhada de faróis full-LED, com faróis de neblina também em LED.

Novas rodas de liga leve de 18 polegadas acompanham a elegância do modelo com pneus de perfil baixo.

Um novo processo de solda a laser proporcionou uma aparência exterior mais limpa, sem necessidade de uma guarnição acima das calhas. Na parte traseira uma tampa de porta-malas elevada, lanternas traseiras em LED e duas saídas de escapamento.

O Accord está 1 cm mais abaixo, com 5,4 cm a mais entre a distância entre-eixos e 1 cm mais largo. Divulgação

De acordo com a montadora, com o novo design a eficiência aerodinâmica foi melhorada em 3%.

NOVO INTERIOR
O Accord proporciona uma visão ainda mais panorâmica graças ao seu painel mais baixo e colunas 20% mais estreitas.

Volante com couro macio e de design esportivo com apoios para os polegares para propiciar mais segurança ao motorista. Os apoios de braço estão mais acolchoados, longos e largos, na frente e atrás. Os bancos redesenhados trazem um apoio para ombros mais alto e maior apoio lateral.

O banco do motorista tem ajuste elétrico de 12 posições com apoio lombar de altura regulável e os novos bancos dianteiros são ventilados.

SISTEMA MULTIMÍDIA
Sistema multimídia incluindo um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com controles físicos rotativos de volume e sintonia. Compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, bem como a tecnologia de recarga de celulares por indução no console central, aprimoram ainda mais o novo Accord.

Novo painel é digital configurável do lado esquerdo e está mais baixo proporcionando melhor visibilidade aos ocupantes. Bancos dianteiros tem ventilação e aquecimento. Divulgação

Head-up display de 6 polegadas, projetado no para-brisas com informações como a velocidade do carro. Sistema de som premium, teto solar, oito sensores de estacionamento, câmera de ré, partida, abertura e fechamento do carro sem chave.

Head-up display. Divulgação
Novo central multimídia de 8 polegadas proporciona mais facilidade para leitura das informações. Ar-condicionado digital de duas zonas. Divulgação

ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA
O novo Accord traz um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor Honda Sensing como equipamento de série.

O Honda SENSING inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) (Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade), CMBS (Collision Mitigation Braking System) (Sistema de frenagem para mitigação de colisão), LKAS (Lane Keeping Assist System) (Sistema de assistência de faixa) e o RDM (Road Departure Mitigation System) (Sistema para mitigação de evasão de pista).

Os sistemas de segurança incluem o Vehicle Stability Assist (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros, airbags laterais para o motorista e passageiro da frente e novos airbags de joelhos para o motorista e passageiro da frente, com um total de oito airbags.

Driver Attention Monitor
Monitora o comportamento do motorista principalmente em rodovias para verificar se o motorista está sonolento e, caso seja constatado, alertar para uma parada para descanso. O sistema usa dados da direção eletro assistida para medir tanto a frequência como a intensidade dos movimentos do motorista ao volante e avaliar o seu nível de atenção em 4 níveis.

Quando o Driver Attention Monitor é ativado, o motorista é alertado por um ícone com uma xícara de café e um gráfico de 4 barras exibido na Driver Information Interface (DII), sob o velocímetro e o conta-giros.

Honda Sensing
Tecnologia de segurança combinada com assistência de direção, com uma câmera posicionada no topo do para-brisas e um sistema de radar, localizado na grade frontal.  Com a detecção de objetos pelo radar e o seu reconhecimento pela câmera, o Honda Sensing auxilia o motorista na prevenção de acidentes.

Recursos do Honda Sensing:
• ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade
• CMBS (Collision Mitigation Braking System) – Sistema de frenagem para mitigação de colisão
• LKAS (Lane Keeping Assist System) – Sistema de assistência de faixa
• RDM (Road Departure Mitigation System) – Sistema para mitigação de evasão de pista

CONTROLE DE CRUZEIRO
Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo a sua frente. Permite que o motorista estabeleça a velocidade de cruzeiro desejada e a distância até o veículo à sua frente, permitindo o uso do piloto automático em condições de tráfego leve.

Com o recurso é possível escolher entre um espaço curto, médio, longo ou extralongo. Se preciso, o Accord freia automaticamente usando o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA). O sistema Low Speed Follow (acompanhamento de fluxo em baixa velocidade – LSF) integrado aumenta a capacidade do piloto automático com a possibilidade de parada e partida dependendo das condições.

O ACC funciona:
• Um veículo é detectado na faixa à frente – Desacelera automaticamente, se preciso, e passa a controlar a distância.
• O veículo à frente para – Para automaticamente e mantém o carro parado.
• O veículo à frente arranca após parar – Retoma a marcha quando o botão SET ou RES é acionado ou o acelerador pressionado.
• Outro veículo entra entre o Accord e o veículo à frente – Troca automaticamente de “alvo” para o veículo mais próximo à frente.
• O veículo à frente sai da faixa – O sistema ACC continua na velocidade de cruzeiro previamente e selecionada, entre 40 e 145 km/h.

Sistema de frenagem para mitigação de colisão

O Collision Mitigation Braking System (CBMS) é um sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal. Uma unidade de radar localizada atrás da grade dianteira e uma câmara monocular posicionada entre o espelho retrovisor e o para-brisa controlam as condições de tráfego à frente do veículo.

Se o sistema considera possível uma colisão com um veículo detectado, o sistema emite alertas visuais e sonoros para que o motorista seja alertado. Se a situação não for corrigida, o CMBS pode aplicar diferentes níveis de frenagem automática para ajudar a reduzir a velocidade do veículo e eventuais forças de colisão, ajudando a diminuir a gravidade de um choque caso o motorista não faça nada.

A unidade de radar e a câmera trabalham simultaneamente e em cooperação para controlar o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA – assistente de estabilidade do veículo), que inicia a frenagem se for necessário.

Graças à eficiência da câmera monocular, o CMBS pode reconhecer formas e diferenciar entre veículos e pedestres, avisando o motorista em cada caso. O CMBS não pode detectar todos os objetos à frente, nem substitui a atenção do motorista.

Forward Collision Warning (FCW)
Integrado ao CMBS, o Forward Collision Warning (FCW – alerta de colisão frontal) usa a câmera monocular e o radar para detectar veículos à frente e determinar a possibilidade de uma colisão.

Caso o sistema FCW detectar um veículo à frente do Accord e determinar que pode acontecer uma colisão devido à diferença entre aas velocidades dos dois veículos, vai disparar alertas visual e sonoro para o motorista. Eles incluem uma mensagem e uma série de bipes para alertar o motorista para usar o pedal do freio. O sistema FCW não irá frear automaticamente e o motorista continua responsável pela segurança e por evitar colisões. Se o motorista não reagir aos alertas do FCW, porém, o CMBS entra em operação.

O FCW não consegue detectar todos os objetos à frente e pode não detectar algum objeto em particular. A precisão pode variar de acordo com o clima, velocidade e outros fatores.

SISTEMA DE ASSISTÊNCIA DE FAIXA
O Lane Keeping Assist System é o sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas faixas da pista. O LKAS usa uma câmera para ler a sinalização das faixas e o Electric Power Steering (EPS) para ajudar o motorista a manter seu posicionamento dentro da faixa.

O sistema usa uma câmera instalada na parte superior do para-brisa para identificar marcações pintadas, ‘tartarugas’ e ‘olhos de gato’ em velocidades entre 72 e 145 km/h. Quando o LKAS detecta que o motorista está desviando do centro da faixa, gera uma correção de direção. O motorista utilizando o LKAS precisa manter as mãos no volante e os olhos na estrada.

LANE DEPARTURE WARNING (LDW)
Alerta o motorista se o veículo estiver saindo da faixa sem que o pisca esteja acionado. O sistema funciona em velocidades entre 72 e 145 km/h em estradas retas ou com curvas suaves, alertando o motorista sobre desvios de uma faixa detectada. O LDW usa a mesma câmera no para-brisa utilizada pelo CMBS e LKAS e emite alertas visuais e táteis antes de acionar outros sistemas ativos.

Se o veículo começar a sair da faixa sem que o indicador de direção seja acionado, o LDW ilumina uma mensagem de Lane Departure (saída da faixa) e emite avisos visuais e sonoros para que o motorista reaja.

Há algumas condições em que o sistema pode não funcionar, como na neve, gelo ou chuva forte ou calor extremo na cabine prejudicando a operação da câmera.

NOVO MOTOR
A Honda substituiu o motor V6, 3.5 aspirado pelo novo motor 2.0 Turbo com injeção direta, comando de válvulas VTEC e duplo VTC, acoplado a uma nova transmissão automática de 10 velocidades.

Fabricado nos EUA, o motor produz 256 cv de potência a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 rpm, proporcionando uma entrega de força mais ampla, sustentando uma vantagem em torque que abrange toda a faixa operacional entre 1.200 e 4.800 rpm – a faixa de rotações mais utilizada. O motor do VW Passat 2.0 turbo tem 211 cv de potência.

O motor VTEC Turbo 2.0 16 válvulas usa um sistema de controle das válvulas para combinar alta potência com alta eficiência em consumo e baixas emissões.

NOVO CÂMBIO DE 10 VELOCIDADES
Comparada à anterior caixa automática de 6 marchas, a 10AT é 9,97 kg mais leve e tem uma amplitude total 68% maior, com a primeira marcha 43% mais baixa e a marcha mais elevada, 17% mais alta.
A caixa de 10 marchas tem um desempenho ascendente e descendente mais rápido que a anterior. Para melhores reações, a transmissão de 10 velocidades pode realizar reduções diretas de 4 marchas, como de 10ª para 6ª ou 7ª para 3ª.

O modelo traz dois modos de condução, Normal e Sport.

NOVO SELETOR DE MARCHAS  Shift-By-Wire
No Accord, a tradicional alavanca do câmbio foi substituída por um seletor de marchas totalmente eletrônico. As posições Park, Neutro e Drive são selecionadas ao toque de um botão, permitindo um visual mais moderno ao interior e mais espaço na cabine. A ré é acionada puxando um interruptor específico. Luzes indicadoras nos botões ou próximas a eles indicam o modo selecionado.

Novo câmbio acionado por botões. Divulgação

NOVAS DIMENSÕES
O novo Accord tem maior distância entre eixos (+ 54,86 mm), menor altura total (- 15 mm) e maior largura (+9,9mm), bitolas maiores (+5,1mm na frente, +20mm atrás), menor comprimento total (-9,9mm) e posicionamento de assentos mais baixo e esportivo (-25,4mm na frente e -20mm atrás). Uma cabine mais esguia, posicionada mais para trás da carroceria, completa as novas proporções e a atitude do Accord da próxima geração. A maior distância entre eixos permitiu deslocar os bancos para trás, dando ao Accord 48,3mm a mais de espaço para as pernas.

A nova estrutura da carroceria do Accord é mais leve e rígida, utilizando 29% de aços de ultra alta resistência. No total, o novo Accord emprega 54,2% de aços de alta resistência (acima de 440 MPa).
O peso do veículo caiu entre 50 a 80 kg, dependendo da versão, enquanto a rigidez torcional e nas curvas melhorou 32% e 24%.

O Active Sound Control, com três microfones que cancelam os ruídos de rodagem enviando uma frequência sonora oposta ao ruído captado, para proporcionar ao condutor um maior conforto de rodagem e silêncio à bordo.

Lanternas traseiras em formato de bumerangue. Divulgação

O centro de gravidade está 10 mm mais baixo. A distribuição de peso ficou em 60/40% entre a frente e a traseira.

Design elegante com duas saídas de escapamento. Divulgação

O silêncio na cabine foi melhorado com um pacote de isolamento sonoro com coberturas sob o assoalho (que também contribuem para a aerodinâmica), isoladores nos para-lamas dianteiros e traseiros e no compartimento do motor), rodas de liga com tecnologia de ressonância exclusiva da Honda, carpete absorvedor de som, para-brisa laminado acústico – mais vidros acústicos nas portas dianteiras.

COMERCIALIZAÇÃO
O novo Honda Accord está disponível em versão única Touring, com quatro combinações de cores externas e internas: Platinum White Pearl (interior Marfim), Lunar Silver Metallic (interior Preto) e Cristal Black Pearl (com opções de interior Cinza ou Preto).
Preço: R$ 198.500,00

Testamos o novo Accord em um trajeto de 150 km para testar o novo modelo. Divulgação
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