SUV da Toyota chega a 5ª geração somente com motorização híbrida no Brasil.

Com um tanque de 55 litros é possível percorrer uma distância de 650 km na cidade utilizando o modo Eco.

A partir de R$ 171.960,00

AMAURI YAMAZAKI – São Paulo – SP

A Toyota tem de destacado nos últimos cinco anos como a montadora que mais esforços tem realizado no Brasil para introduzir a tecnologia híbrida nos automóveis que são mais econômicos, silenciosos e menos poluentes.

O primeiro passo da Toyota foi dado há 6 anos com a introdução no mercado brasileiro do Prius, o automóvel híbrido mais vendido do mundo.

No segundo semestre de 2018, a empresa introduziu toda a linha Lexus somente com tecnologia híbrida no país.

Em junho de 2019, trouxe a linha RAV 4 somente com motorização híbrida e agora em setembro, lançou o Corolla híbrido flex produzido no Brasil, um marco na indústria automobilística.

A 5ª geração do RAV 4 mudou totalmente transformando-se em um SUV de categoria superior.

O modelo é fácil de dirigir, tem excelente visibilidade, é mais ágil que o modelo da geração anterior, sendo muito mais econômico e silencioso.

O RAV 2020 ficou mais potente pois agora vem equipado com motor 2.5 a combustão, aliado a 3 motores elétricos que impulsionam com agilidade o veículo quando exigido, fazendo valer o aumento de preço.

A suspensão é macia como de um automóvel sedã sendo silenciosa mesmo nas lombadas e no asfalto irregular do país. A maioria dos modelos no segmento tem suspensão mais dura transmitindo as imperfeições do asfalto.

Design Externo
O RAV 4 ganhou novo desenho mais robusto sob a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), mudando bastante o visual.

Faróis dianteiros com tecnologia LED, luzes diurnas LED DRL, nivelamento automático de altura e sensor crepuscular.

Faróis traseirosEm LED poligonais, combinados com o design trapezoidal da parte traseira do veículo.

Faróis dianteiros com tecnologia LED e luzes diurnas LED DRL. Presença imponente. Foto: Amauri Yamazaki

Dimensões
O novo RAV4 Hybrid está mais baixo e mais estável.

• Veículo está mais baixo (- 1 cm).
• A largura total do veículo foi aumentada, conferindo-lhe maior robustez (+1 cm).
• Distância entreeixos foi aumentada, contribuindo para mais conforto à bordo (+3 cm).
• Maior distância em relação ao solo aumentando o campo de visão do motorista (+1,5 cm).
• Rodas maiores de 18 polegadas, contribuindo para uma aparência mais elegante (+ 1 polegada).

Design externo ficou mais reto e as rodas são de 18 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Design interno
Foi redesenhado e a qualidade dos materiais melhorou. Foram adicionados espaços de armazenamento e um novo sistema de iluminação noturna.

Todas as versões possuem uma tela colorida de TFT 7 polegadas, que permite ao motorista escolher entre um aspecto analógico ou digital.

O volante do novo RAV4 Hybrid, revestido em couro, possui controles de áudio, telefone e controle de velocidade de cruzeiro na versão S Hybrid, enquanto a versão SX Hybrid, acrescenta comandos de áudio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

No painel central, o modelo conta com ar-condicionado integrado digital Dual Zone e sistema S-Flow.

Painel de instrumentos do RAV 4 modelo 2020 híbrido. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema de travamento e destravamento das portas e porta-malas por sensores de aproximação (Sistema Smart Entry) e sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Push Start Button).

A versão SX ainda possui abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro).

O RAV4 Hybrid 2020 conta com sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque de 7” com funções de espelhamento Mirror Link e DVD Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes.

O sistema incorpora câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

No console central da versão SX (topo de linha), um sistema de carregamento sem fio para smartphones.

Os bancos possuem partes revestidas em couro e material sintético. O assento do motorista tem seis posições de regulagem elétrica de distância, altura e lombar e memória para duas posições, distância e altura.

Para um maior conforto, os bancos dianteiros são ventilados.

Os assentos confortáveis dos bancos traseiros são ajustáveis e rebatíveis, além de contar com descansa-braços central e porta copos.

Conforto e espaço para os passageiros do banco traseiro com duas saídas de ar-condicionado . Foto: Amauri Yamazaki

Motor e sistema híbrido

O sistema híbrido é composto por quatro motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv.

O motor é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V, que incorpora um sistema de sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i.

Incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível. Este sistema de dupla injeção aumenta muito a performance otimizando o consumo de combustível.

O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico. Com esse sistema híbrido, o RAV4 Hybrid 2020 pode percorrer cerca de 650 km na cidade com um tanque de combustível de 55 litros, com um estilo de condução normal no modo ECO.

Motorização híbrida com motor a combustão 2.5 aliado a três motores elétricos produzem potência conjunta de 222 cv. Foto: Amauri Yamazaki

As versões S Hybrid e SX Hybrid contam com chave com comandos integrados para trava e destrava das portas e do porta-malas, enquanto a última ainda possui abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno por chave ou por sensor de movimento (passando o pé embaixo do para-choque traseiro).

Consumo de Combustível

Rodamos um trajeto de 670 km com o RAV 4 que fez uma média de 13,9 km/l com gasolina em um trajeto 70% na cidade e 30% na estrada.

Os 670 km foram feitos com um tanque de 55 litros.

Porta malas tem capacidade para 580 litros. Design acertado da 5ª geração que a partir de agora vem só com motorização híbrida. Foto: Amauri Yamazaki

Transmissão
Transmissão automática HEV Transaxle continuamente variável controlada eletronicamente, com um diferencial pré-engatada.

O resultado é uma aceleração mais linear, maior controle na desaceleração de modo sequencial e maior eficiência em alta velocidade.

Todas as versões contam com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport.

Na versão SX, há a opção de trocas de marcha no volante, proporcionando maior prazer e emoção ao dirigir.

O Toyota RAV4 Hybrid incorpora o pacote de segurança ativa “Toyota Safety Sense – TSS” para a versão SX Hybrid.

Este sistema conta com um radar de ondas combinado com uma câmera monocular para detectar perigos e alertar o motorista.

Isolamento acústico
Novos materiais de isolamento acústico foram colocados em vários pontos-chave na estrutura do SUV. Um vidro de alto isolamento acústico foi adotado para o para-brisa.

Espuma de poliuretano foi introduzida dentro dos para-choques dianteiros para isolar e absorver o som do motor e, adotaram-se peças de vedação na borda interna das portas laterais.

Teto solar panorâmico na versão SX Hybrid. Foto: Amauri Yamazaki

Sistema de pré-colisão frontal (PCS)
O sistema de pré-colisão frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista através de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar os danos causados por elas.

Sistema de alerta de mudança de pista com condução assistida (LDA)
O Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida.

Faróis altos automáticos (AHB)
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Segurança
A nova geração do Toyota RAV4 recebeu cinco estrelas, de cinco possíveis, nas categorias de Proteção de Ocupantes Adultos e Proteção de Ocupantes Infantis do Latin NCAP, sendo reconhecido internacionalmente como um dos automóveis mais seguros do mundo.

Preços – RAV4 Hybrid modelo 2020

Toyota RAV4 S Hybrid: R$ 171.960,00
Toyota RAV4 SX Hybrid: R$ 191.290,00

RAV 4 é o quarto veículo mais vendido nos EUA. Foto: Amauri Yamazaki

 

Modelos da Toyota com tecnologia híbrida vem com logo azul. Foto: Amauri Yamazaki

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